Professor Dr. Benildo Sousa Cavada

Benildo de Sousa Cavada – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorado de Estado em Sciences Pharmaceutiques (Biochimie Vegetale) pela Universidade de Toulouse III (Paul Sabatier, Toulouse/França) (1985). Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 1986 (atualmente é nível 1A), é também professor Titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC e coordenador do Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica Vegetal, Biologia Estrutural, Proteínas, Lectinas. Através de Decreto de 16 de novembro de 2006 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, com o título de comendador e em 16 de dezembro de 2010 foi eleito como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (área de Ciências Agrárias). Desde 2008 é Coordenador do INCT Instituto de NanoBioEstruturas & Simulação NanoBioMolecular (NANO(BIO)SIMES).

E-mail: bscavada@gmail.com