Professor Dr. Eduardo Henrique Silva de Sousa

Eduardo Henrique Silva de Sousa – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado (2000) e doutorado (2003) também pela UFC, desenvolvendo novas estratégias de metalofármacos anti-tuberculose, originando o complexo IQG-607. Entre 2001-2004 obteve treinamento em bioquímica e biofísica de metaloproteínas na San Francisco State University – USA. Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de Bioquímica da University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas, sendo contratado em 2008 como cientista (research scientist), permanecendo até 2009 quando foi contratado pela Universidade Federal do Ceará. Dentre seus interesses científicos destacam-se a investigação de hemeproteínas sensoras, o desenvolvimento e estudo de reatividade de potenciais metalofármacos, com particular interesse em tuberculose. Tem experiência nas áreas de Química e Bioquímica, com ênfase em Química de Metalofármacos, Reatividade Química e Metaloproteínas recombinantes. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento racional de metalodrogas – metalofármacos, hemeproteínas sensoras, sistemas de dois componentes, histidina quinases, ciclases e fosfodiesterases, cianoferratos, guanilato ciclase solúvel e “inorganic chemical biology”.