Professor Dr. Joaquim Albenísio Gomes da Silveira

Joaquim Albenísio Gomes da Silveira – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Possui doutorado pela USP e Estágio Senior (2015) no Laboratory of Molecular Biology of Plant Stress do ITQB/Universidade Nova de Lisboa. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, Presidente do Comitê Organizador do II Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e eleito o 2º. Presidente da SBFV. Participou da criação da Brazilian Journal of Plant Physiology (1989), atualmente Theoretical and Experimental Plant Physiology. Ministra, na graduação, a disciplina “Fisiologia Vegetal” e na Pós-Graduação (mestrado e doutorado) “Mecanismos fisiológicos envolvidos com a eficiência fotossintética”, além de alguns Tópicos Especiais em Fisiologia Vegetal. É professor Titular-livre da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador 1A do CNPq e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (2018-2020). Coordena o Laboratório de Metabolismo e Estresse de Plantas e trabalha com Fisiologia Vegetal, com ênfase na eficiência da fotossíntese mediada por metabolismo redox, fotorespiração e assimilação de N em condições de estresses abióticos.

E-mail: silveira@ufc.br