Professor Dr. José Hélio Costa

José Hélio Costa – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Possui doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Ceará e pela Université Henri Poincaré – França (2002) e Pós-Doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina (2003). Atuou como pesquisador CNPq/DCR nível 2B (2003 a 2005) e PRODOC CAPES (2005 a 2008). Atualmente é professor Associado I do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, onde ministra as disciplinas de Bioquímica Geral e Bioinformática para a Graduação e Bioinformática Aplicada a Genômica e Proteômica, Expressão Gênica em Plantas, bem como Biologia Celular e Molecular para a Pós-Graduação. Também é coordenador do Laboratório de Bioenergética Vegetal e pesquisador membro do INCTsal (CNPq) onde lidera e desenvolve pesquisas nas áreas de Fisiologia Vegetal, Bioquímica, Biologia Molecular e Bioinformática atuando principalmente nos seguintes temas: feijão de corda, soja, sorgo, frutos tropicais – prospecção e identificação de genes/proteínas visando aplicação biotecnológica no melhoramento vegetal face a estresses ambientais, bem como visando o aumento da qualidade e da vida de prateleira de frutos.

E-mail: costajhe@yahoo.com.br