Professor Dr. José Tadeu Abreu de Oliveira

José Tadeu Abreu de Oliveira – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Possui graduação (1974), licenciatura e bacharelado, em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Bioquímica pela UFC (1980) e doutorado em Bioquímica pela University of Aberdeen (1986). É professor Titular e Vice-Coordenador do Programa de mestrado e doutorado da UFC, além de Coordenador do Laboratório de Proteínas de Defesa de Plantas.  Tem experiência na área de Bioquímica e estuda, atualmente, os mecanismos de defesa das plantas, buscando entender que estratégias bioquímicas/fisiológicas (vias metabólicas, sistemas) e moleculares (genes, proteínas, compostos secundários) as plantas usam para se defender de patógenos, particularmente, de fungos e nematóides. O objetivo maior de seus estudos é gerar dados científicos que possibilitem o desenvolvimento de alternativas biotecnológicas de controle das doenças causadas por patógenos, baseadas nas próprias armas bioquímicas de defesa das plantas e/ou emprego de eliciadores, com a perspectiva de prevenir o uso excessivo de agentes tóxicos (agrotóxicos) ao ambiente e organismos não-alvos.

E-mail:  jtaolive@ufc.br