Professor Dr. Márcio Viana Ramos

Professor Márcio Viana Ramos – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Graduação em Biologia (1991), mestrado (1993) e Doutorado em Bioquímica (1996) pela Universidade Federal do Ceará com estágio sanduiche na Université Paul Sabatier (Toulouse-França) e Pós-Doutorado (2000) em glicobiologia na Université des Sciences et Technologies de Lille (Lille-França). É Professor Associado III da UFC, Líder de grupo de pesquisa; Coordenador de Rede Temática da RENORBIO e Chefe do Laboratório de Plantas Laticíferas. Tem experiência em estudos botânicos aplicados e bioquímica e atividades biológicas de proteínas de origem vegetal. Desenvolve pesquisa sobre aspectos funcionais e aplicados de proteínas de plantas laticíferas. Mantém colaboração científica com grupos de pesquisa no Brasil e alguns no exterior e coordena projetos individuais e em rede financiados pelo CNPq, FUNCAP e RENORBIO. É Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2003. Participou diretamente da criação do Bacharelado em Biotecnologia da UFC iniciado em 2010.1 com recursos do REUNI.

E-mail: vramos@ufc.br