Professora Dra. Ana de Fátima Fontenele Urano Carvalho

Ana de Fátima Fontenele Urano Carvalho – Departamento de Biologia

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Nutrição Humana pela University of Florida, EEUU (1982) e doutorado em Bioquimica da Nutrição pela University of Aberdeen, Reino Unido (1993). Atualmente é professora titular do Departamento de Biologia da UFC e orientadora em dois Programas de Pós-Graduação (o de Bioquímica e o de Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade), ambos da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Bioquímica e Química, com ênfase na bioprospecção de plantas da caatinga cearense com potencial nutricional e bioativo de importância médica e industrial. Atua também na área de avaliação de efeito e risco de moléculas e produtos biotecnológicos (OGMs e seus derivados, além de novos alimentos – isolados proteicos obtidos a partir de leguminosas) e em Ciência de Animais de Laboratório, com destaque para a saúde e bem-estar dos animais criados em biotérios convencionais. Leciona as disciplinas de “Fisiologia Animal comparada”, “Biossegurança” e ” Métodos de Avaliação de toxicidade”.