Professora Dra. Kyria Santiago do Nascimento

Kyria Santiago do Nascimento – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Possui Graduação em Engenharia de Pesca (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Bioquímica, Pós-doutorado (2010) em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em Gestão Empresarial (2010) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é professora Adjunto IV do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará. Ministra as disciplinas de Biologia Molecular, Genômica e Proteômica para o curso de Graduação em Biotecnologia da UFC onde também já ministrou as disciplinas de Bioquímica e Genética Molecular de Microrganismos. É membro permanente do Programa RENORBIO e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da UFC e Vice-coordenadora do Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas (BioMol-Lab) na UFC. Tem experiência em química de proteínas (purificação e caracterização físico-química e estrutural de lectinas vegetais, de macroalgas e invertebrados marinhos), proteômica, biologia molecular (expressão heteróloga de lectinas em bactérias e microalgas) e genômica funcional (PCR-tempo real). Em fevereiro de 2015 foi eleita Membro Afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC), sendo diplomada em novembro de 2015 para o quinquênio 2015/2019. Atualmente, é bolsista de produtividade do CNPq (nível 2) no CA de Biotecnologia (BI).

E-mail: kyriasantiago@gmail.com