Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNA biotec)

Com o intuito de propiciar maior interação entre os acadêmicos por meio da divulgação de trabalhos, discussão de temas relevantes para formação do profissional, esse projeto de extensão alcançou uma dimensão nacional, tendo atualmente 23 polos distribuídos nas cinco regiões brasileiras. A LiNA Biotec tem trabalhado ativamente em prol da regulamentação profissional dos egressos dos cursos de Bacharelado em Biotecnologia, Engenharia de Biotecnologia e do curso Tecnológico em Biotecnologia, tendo sido responsável pelo Projeto de Lei PL3762/2019 que está em tramitação no Congresso Nacional. No ano de 2015 a liga promoveu o I Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia, evento que foi intitulado de Núcleo’15 e foi sediado na Universidade Federal do Ceará. Desde então, o evento tem ocorrido anualmente, como um fórum de discussão sobre a regulamentação da profissão de Biotecnologista. No Núcleo’16 ocorrido em Brasília-DF, foi realizado um Fórum de Coordenadores que resultou na elaboração de uma minuta sobre os conteúdos básicos dos cursos de Biotecnologia no Brasil. Esse documento, inclusive, foi um dos instrumentos usados como base para a reformulação da matriz curricular do Bacharelado em Biotecnologia da UFC. O Núcleo’17 ocorreu em Salvador-BA e nessa ocasião alunos do curso foram premiados em competições de empreendedorismo. O Núcleo´18 ocorrido em São Carlos-SP em 2018, teve em sua programação novo fórum de coordenadores que resultou na discussão da Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biotecnologia. Além das ações legais e da promoção de eventos técnico-científicos a LiNA Biotec exerce o papel fundamental de promover a interação entre os 59 cursos de Biotecnologia que existem no Brasil atualmente, cenário esse muito diferente do que aquele encontrado no momento da criação do curso.

1. Objetivos gerais:

Promover a integração entre cursos, discentes e profissionais da área de biotecnologia e divulgar a biotecnologia para sociedade brasileira, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema.

2. Objetivos Específicos:

• Estimular e apoiar a criação de novos polos em todas as Instituições Brasileiras de Ensino Superior que possuam cursos de biotecnologia, fornecendo orientações para implementação desses polos conforme o estatuto da LiNAbiotec;
  • Realizar palestras em escolas e instituições de ensino superior para divulgar a área de Biotecnologia;
  • Manutenção periódica o site oficial da LiNAbiotec (www.linabiotec.com.br) e da Fanpage que são utilizados como ferramentas de apoio para o cadastro e integração dos novos polos;
  • Divulgação das ações e a acessibilidade as informações do setor biotecnológico;
  • Produzir e divulgar de materiais didáticos sobre a biotecnologia;
  • Contatar e visitar empresas de diferentes setores para obter informações sobre a demanda por profissionais do setor biotecnológico;
  • Estabelecer parcerias internacionais, a fim de divulgar a LiNAbiotec e promover integração entre profissionais brasileiros e estrangeiros;
  • Fazer levantamentos periódicos sobre os temas de biotecnologia para serem editadas no a manutenção periódica o site oficial da LiNAbiotec (www.linabiotec.com.br) e na Fanpage Facebook da LiNAbiotec;
  • Elaborar perfis atualizados dos cursos de graduação em biotecnologia brasileiros e disponibilizar para consultas públicas;
  • Produzir e divulgar de materiais didáticos sobre a biotecnologia nas redes sociais;
  • Divulgar e acompanhar a proposta do projeto de Lei para regulamentação da profissão de biotecnologistas e criação dos Conselhos Estaduais e Federaisl;
  • Promover network acadêmico e empresarial, para facilitar a inserção desses profissionais no mercado de trabalho;

Para maiores informações: LiNA biotec